Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

De Camila a Camena





A filosofia sempre foi marcada pela presença marcante de homens e pela pouca participação das mulheres, ao menos no que foi publicado ao longo da história, dessa forma inovadora de pensar a realidade e o sentido de tudo que nos rodeia.
Porém, com o advento da filosofia no ensino médio e o surgimento dos grupos de reflexão filosófica, as meninas apresentaram um nível de engajamento intelectual que deixaria Aristóteles intrigado com tamanha capacidade argumentativa do “homem incompleto”, e fico a imaginar a cara de Schopenhauer e a validade da sua afirmativa de que “as mulheres são seres de cabelos longos e ideias curtas”.
Quem ficaria feliz com esse rebuliço feminino seria Platão, que sempre acreditou que as mulheres possuíam a mesma capacidade intelectual dos homens, necessitando apenas de oportunidades semelhantes.
Aproveito a oportunidade para destacar dois grupos de reflexão filosófica os quais tenho a honra de acompanhar, a “Cesta Filosófica” do Colégio Santa Cecília e o “Eureka” do Colégio Nossa Senhora das Graças.
Ambos são marcados pela presença de duas personalidades marcantes, no primeiro temos Camila e seu engajamento social e no segundo Camena, que prefiro chamar de Tiara, com seus apelos existenciais, duas jovens que têm ajudado a renovar as ideias desse “jovem estudante há mais tempo”.
Obrigado meninas, o universo não seria o que é se vocês não fossem o que são.

3 comentários:

  1. Lembrei-me do Nietzche, quando diz que deveríamos desgostar dos nossos preceptores, senão não iríamos querer superá-los. Desculpe-me o alemão, mas a aproximação com o mestre - você - só me trouxe crescimento(e olhe as piadas com meu tamanho!).
    Então, querido, quem deve agradecer sou eu, por toda a paciência e sabedoria do convívio dos últimos anos. Que você continue despertando o interesse das meninazinhas tímidas que mal respiram nas aulas, como fez comigo numa longíqua 7ª série.
    Com admiração, carinho e gratidão da pupila. (:

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo.

    Quando encontramos um aluno assim em nossas vidas, todos os anos de educador que vivemos, encontraram seu sentido.

    Pensar livre sempre.

    ResponderExcluir